Follow me

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

CORREIOS






A comunicação sempre fez parte da vida das pessoas. Sem dúvidas hoje em dia há muitas maneiras de nos comunicarmos com os demais, independente da distância. 
Mas como nos comunicávamos antes de toda essa montanha tecnológica que nos aproxima de maneira tão assustadora? 
Cartas, correios, postagens, garrafas, pombos, sinais de fumaça e tudo mais, pois é esses eram os meios de comunicação mais eficazes que existiam.
Voltando ao assunto, os Correios foi a maneira mais comum de mandar cartas e se comunicar com as pessoas, claro que hoje em dia se perdeu muito essa coisa de mandar cartas para os demais, mas tem gente que ainda curte a parada e não quer que morra essa modalidade, afinal quem não se divertiu assistindo o nosso querido Jaiminho carteiro vindo de Tangamandápio querendo evitar a fadiga? 
Abaixo podemos ver duas imagens referente aos correios que nos mostram o efeito envelhecido que podemos dar as nossas fotos!




sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Thomas Edison




Inventor norte americano conhecido por inventar a luz elétrica. Porém, foi inventor de grande produtividade durante sua vida. Thomas Alva Edison nasceu em Ohio. Seu pai era marceneiro e negociante, o que incentivou o espírito empreendedor de Edison. Era rebelde na escola, o que fez com que tivesse uma educação doméstica e aprendesse o que realmente lhe interessava, as ciências.
Mais tarde, inventou uma máquina de votação, porém, sem obter sucesso com a invenção. Só estabeleceu-se financeiramente quando criou o indicador automático de cotações de bolsa de valores. Esse foi seu primeiro invento patenteado, em 1868. Em 1877, aperfeiçoou o microfone de carvão, determinante para as futuras transmissões estrônicas. Em 1878, inventou o fonógrafo, aparelho que reproduziu sons e que evoliu para o toca discos.
Em 1879, produziu as lâmpada incandescente, sendo suas pesquisas custeadas pela Edison Eletric Company. A lâmpada era constituída por um filamento de carvão e mantido em seu interior. Em 1888, é fundada um dos maiores conglomerados do mundo, a Edison General Eletric.
Edison investiu em outros inventos: câmara cinetoscópica, motores a válvula de rádio, contribuiu para o melhoramento de navios pequenos usados na 1° guerra mundial.
Foi eleito membro da Academia Nacional de Ciências, em 1927. Registrou mais de 2000 patentes.
Morreu em 1931 e encontra-se sepultado no Edison National Historic Site, no condado de Essex, em Nova Jersey.




domingo, 16 de setembro de 2012

NEGÓCIO DA CHINA

O infográfico abaixo nos mostra como aconteceu a evolução do que hoje chamamos de papel! 

PAPIRO - PERGAMINHO - PAPEL


domingo, 26 de agosto de 2012

De impressões, o jornal da minha vida está cheio!

O interesse pela notícia é tão antigo quanto a linguagem e a escrita. O mais próximo do jornal foi o povo romano que adotou a Acta Diurna, que era fixada num mural como maneira de trazer as notícias a todos.
Segundo o Costella o jornal impresso surgiu por volta do ano de 1600, um século e meio após o advento da máquina tipográfica.  (COSTELLA, Antonio F. Comunicação - do grito ao satélite. Ed. Mantiqueira. 2002.). Durante esse período de 150 anos enquanto a máquina tipográfica imprimia somente livros, os jornais eram produzidos a mão, as chamadas "Gazetas manuscritas"
Segundo o autor, jornal impresso é a publicação informativa dotada de atualidade, periodicidade e variedade de matéria.
Atualmente a impressão tipográfica foi substituída pela impressão off-set e por outras formas de multiplicação da escrita, mas ainda sim tem o mesmo objetivo.  





No capítulo ainda é citado o Jornal de Poste ou Mural romano, que hoje tem relação com as mídias atuais, como a internet, que está sempre nos trazendo a notícia instantaneamente aonde estivermos.


E você? Não entendeu nada do que acabou de ler acima? Se não entendeu, deixo esse vídeo para esclarecer mais sobre o assunto: 
          
                                 
obs.: O título é o bônus track!

UMA FOTOGRAFIA, PODE MUDAR O MUNDO


Repórteres de Guerra (The Bang Bang Club) é um filme do ano de 2010, dirigido por Steven Silver que  conta a história  dos fotógrafos e amigos Ken Oosterbroek, Kevin Carter, João Silva e Greg Marinovich, que por muito tempo se dedicaram à cobertura dos conflitos sangrentos e guerras civis na África, após o regime do apartheid. 
                            
Eles registram a violência e os acontecimentos no meio do conflito, em busca do melhor registro, ficam conhecidos assim como o Clube do Bangue-Bangue. 
O filme nos traz uma discussão sobre o papel do fotógrafo em meio as determinadas situações em que se deparam. Afinal, até onde devemos ir para conseguir uma foto? O trabalho deve estar acima de tudo? Tanta brutalidade e violência não interfere na missão de capturar a verdade?
O filme nos faz refletir sobre até que ponto devemos deixar a profissão interferir em nossa vidas, deve estar acima de nossos princípios humanistas? 
Foto feita pelo repórter Kevin Carter, ganhadora do Prêmio Pulitzer.
  

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

2001, uma odisseia no espaço

No trecho do filme 2001, uma odisseia no espaço, vemos a cena de um macaco que acaba de descobrir uma ossada, ossada essa, que para ele se mostra como um novo elemento tecnológico, já que tecnologia não se faz somente a partir de aparelhos eletrônicos, e sim de coisas novas, diferentes, novidades para determinadas civilizações. 

Mostra também a comunicação primitiva, já que a milhões de anos atrás não existia a fala, a final, comunicação não vem só da fala e sim de gestos, expressões corporais, sinais e sentimento, a maneira como o macaco usa o osso como arma de guerra, descarregando toda sua raiva, demostrando como estava se sentindo, através de gritos e  batidas, enfim, comunicando-se. 

O filme nos mostra também a evolução da comunicação, assim como a da tecnologia, fazendo uma relação com os dias de hoje, com as ferramentas que temos a nossa disposição. Dirigido e produzido por Stanley Kubrick e Arthur C. Clark, reconhecido pela crítica e pelo público como um dos melhores filmes já feitos.